Até aos três anos:
- Para os bebés até aos seis meses, o mais seguro é ter alguém ao lado deles, mesmo que o trajecto seja curto. Se isto não for possível, o seu filho deve estar seguro com firmeza, pelo cinto de segurança do veículo.
- Dos seis meses em diante a criança pode ser transportada em cadeirinhas especiais, fixas no banco traseiro pelo cinto de segurança do veículo. É fundamental que o cinto da cadeirinha tenha três pontos, como o dos automóveis. Assim, não há risco do bebé ser projectado para a frente, no caso de uma travagem brusca.
- O pequenino também deve ficar sentado longe das janelas, nos lugares centrais, para não se magoar no caso de colisão ser lateral.
Conselhos
- Converse com o seu filho enquanto está a conduzir, pois desta maneira ele fica mais calmo. Aos mais crescidos, pode contar uma história ou cantar uma música para os manter entretidos. Fique atenta ao seu próprio comportamento e não se distraia com os movimentos do seu filho dentro do automóvel.
Estacionar em fila dupla, passar o sinal vermelho ou gritar com outros automobilistas são atitudes rapidamente assimiladas e contrariam princípios básicos de educação no trânsito.
Lembre-se que a imitação é um dos principais meios de aprendizagem dos mais pequenos.
Dos 4 aos 5 anos
- Os pequenos continuam a viajar no banco traseiro, presos pelo cinto de segurança do veículo. Evite que eles vão de pé, no espaço entre os bancos de frente, pois, para além de ser proibido, é muito perigoso.
Conselhos
- As janelas devem estar fechadas e as portar trancadas, para evitar que os brincalhões ponham os braços ou a cabeça para fora do carro. Se a criança se sentar sobre uma almofada no banco traseiro fica melhor amparada pelo cinto de segurança e com uma visão mais alargadas do que se passa na rua.
Aos 12 anos
- Eis a idade tão esperada. A criança já se pode sentar no banco da frente, mas só autorize a "promoção" se o cinto de segurança atingir o nível do ombro diga-lhe que é mais seguro sentar-se nos bancos de trás.
Conselhos
- Não permita que o encosto do banco da frente seja reclinado. A posição prejudica a reacção de defesa de adultos e crianças em caso de acidente.